Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Maior Festival de Banda Desenhada está de volta a Coimbra (com vídeo)


Texto: Lara Cruz - Foto e vídeo: Figueiredo Quinta, 25 de Abril de 2024

Foi hoje inaugurado o Festival de Banda Desenhada “Coimbra BD”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, que irá estar aberto ao público até domingo, com entrada livre, no Convento São Francisco, em Coimbra.


Trata-se da oitava edição da Coimbra BD, contando com a presença de mais de 40 autores e ilustradores, com novas áreas e conteúdos, onde os fãs de Banda Desenhada e da Cultura Pop têm a oportunidade de assistir a painéis sobre as obras dos vários convidados, lançamentos de novas obras, sessões cinematográficas, exposições, sessões de autógrafos, interagir com a comunidade cosplay e participar em workshops e atividades relacionadas com card e board games.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva marcou presença no evento que considera ser «muito mais do que só banda desenhada» e que «de facto se tem vindo a afirmar no panorama nacional». «Desde que mudou aqui para o Convento São Francisco começou a crescer e a ter novas valências... Não são só os livros de banda desenhada, são os artistas que estão presentes e a trabalhar, a dar autógrafos, a conviver, é o Cosplay, é a sala de jogos que os miúdos entram lá e ficam deslumbrados, é todo um mundo que anda à volta da banda desenhada».
O autor responsável pelo cartaz oficial da edição deste ano, Luís Louro, considerado uma das maiores referências a nível nacional revela ao nosso jornal «foi uma agradável surpresa e um prazer muito grande fazer este cartaz e sobretudo poder utilizar o meu personagem mais conhecido, “o Corvo”, para dar rosto ao Festival de Coimbra, que está cada vez maior».
Luís Louro deixa ainda um convite às pessoas para aderirem, visitarem e apreciarem os seus trabalhos e os dos outros artistas, de forma a terem um «bocadinho de noção do que é que se faz hoje em dia na banda desenhada portuguesa, que faz parte da vida de todos nós».
O Festival de Banda Desenhada insere-se na programação municipal para celebrar os 50 anos do 25 de abril e decorre entre as 10h00 às 20h00 até sábado e entre as 10h00 às 18h00 no domingo.




 



Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu