Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Trocado por Miúdos em Montes Claros: uma avó chamada Esperança


Quinta, 25 de Abril de 2024

Que viagem esta. Precisamente, no dia em que Portugal assinala 50 anos de liberdade, o Trocado por Miúdos dedicado ao 25 de Abril termina. Ao longo das últimas semanas, as escolas abriram-nos as portas e, lá dentro, encontrámos crianças com a certeza de que os dias em democracia são bem diferentes daqueles que viviam os avós e os professores.


Dizemos “até já” com os alunos do 4.º C do Centro Escolar de Montes Claros, que estarão connosco no vídeo da manhã e no que lançaremos durante a tarde. “No 25 de Abril/Lutamos pela verdade/Saímos à rua/E gritamos liberdade”.


Os avós são dos grandes protagonistas da nossa rubrica. Foram eles, na maioria, que contaram a muitos alunos com quem conversámos muitas das histórias do período pré-revolução e até do pós. Não é maravilhosa a opção do avô do Francisco, que não teve oportunidade de passar do 4.º ano quando era pequeno e que, agora, das coisas que mais gosta é aprender as matérias que os netos estudam?


E um avô que, no Ultramar, trocou cartas com a Esperança, que só conheceu quando regressou da guerra? E assim começou uma bonita história de amor, não é avó Esperança?


 


CCDR Funtos Europeus