Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sabia que há um campeonato de grasnar de gaivota e que um português é campeão europeu?


Quarta, 24 de Abril de 2024

Um pipilar displicente e cómico valeu ao português Simão Meneses João, cientista de profissão, sagrar-se campeão europeu de grasnar de gaivota na Bélgica, para onde viajou sem treino nem intenção de participar. "Vi um vídeo da competição no ano passado e decidi que iria. Este ano organizei a viagem até àquela aldeia, que é um bocado remota, e passei o sábado quase todo a viajar", contou hoje à Agência Lusa, confessando a sua curiosidade por eventos invulgares.
Ao chegar ao bar onde, no domingo, se realizou o concurso, o funchalense de 30 anos achou piada ao ambiente festivo e relaxado. "Depois de uma viagem tão longa, pensei: já que fiz este esforço todo para vir ver, mais vale participar também", contou a rir.
João, que é cientista de profissão mas nada relacionado com zoologia, ganhou na categoria adulto da quarta edição dos campeonatos, que tiveram lugar num café numa localidade costeira belga chamada De Panne.
Os campeonatos têm três categorias: adulto, criança e grupo. Ao contrário de outros concorrentes, o português não se vestiu de gaivota nem tentou imitar o tradicional grasnar da ave, até porque nem sequer tinha pensado participar.
Enquanto a maioria dos concorrentes tentou imitar o som mais reconhecível das gaivotas, o português optou por "uma abordagem um bocadinho diferente", recordando o pipilar das gaivotas que rondavam a universidade de Porto, onde se licenciou e completou mestrado e doutoramento em Física.
O que acabou por parodiar foi um "grasnar das gaivotas que estão a olhar para a comida de alguém e a planear atacar", o que fez sem adereços de vestuário, algo que acredita ter ajudado.
"Tive um bocadinho de sorte por ter escolhido uma abordagem um bocadinho diferente", admitiu à Lusa.
O português, atualmente a frequentar um pós-doutoramento no Imperial College London, disse que os amigos e colegas acharam a história hilariante e a própria universidade pretende fazer uma notícia interna.
Curioso por eventos invulgares, João está determinado em voltar à próxima edição destes campeonatos, eventualmente acompanhado e mais bem preparado.
"Talvez no próximo ano eu adicione um adereço extra, talvez um bico", arriscou.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu