Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cerca de 400 crianças marcharam pela leitura e pela liberdade (com vídeo e fotogaleria)


Reportagem de Patrícia Isabel Silva (texto) e Figueiredo (fotos e vídeo) Terça, 23 de Abril de 2024

"Ler é aprender, ler é conhecer", "Se quero aventura leio livros com fartura", "A Poesia está na rua! Ler é liberdade", " A leitura é a viagem da liberdade do pensamento". Estas são apenas algumas frases - escritas e entoadas - que marcaram a Marcha da Leitura e Liberdade, que hoje à tarde, levou à Baixa cerca de 400 alunos da maioria dos agrupamentos de escolas de Coimbra. 

Numa iniciativa da Biblioteca Municipal e da Rede de Bibliotecas de Coimbra, as crianças percorreram as ruas da Baixa entre a Portagem e a Praça 8 de Maio, com cravos vermelhos e o livro que cada um escolheu para levar à marcha. Durante o percurso, entre momentos de declamação de poesia, de leitura de textos ou do cântico de temas, como "Somos Livres", o Diário de Coimbra desafiou alguns dos participantes a partilhar a importância da leitura.

Laura Madeira é aluna da EB 2,3 Martim de Freitas e a escolha dela recaiu "Amigos até à hora do almoço", de Rodolfo Castro. Apaixonada por livros, se tivesse se escolher o favorito, escolhia "A Girafa que comia estrelas", que ficou a conhecer quando era bebé. 

Valentina Abrantes, da EB 2,3 Alice Gouveia, resumiu, na perfeição, a importância da leitura. «Ler é a maneira melhor e mais criativa de viajar e ir a novos mundos".

Assista ao vídeo e fique a conhecer as escolhas das crianças. Veja também a fotogaleria


Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu