Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Memórias de Outrora” mostra como Arganil viveu o 25 de Abril de 74


Terça, 23 de Abril de 2024

Se é arganilense vai apreciar esta exposição! Se não é, mas tem interesse pela história do 25 de abril, também vai gostar! Falamos da mostra “Arganil 25 de Abril: Memórias de Outrora”, patente no átrio da Biblioteca Municipal Miguel Torga até finais de maio. Constituída por notícias da época e fotografias do Arquivo Municipal, a mostra dá a conhecer, em 14 painéis, as reações dos arganilenses à revolução do 25 de abril de 1974. Uma iniciativa integrada na programação delineada pela Comissão Organizadora para assinalar o cinquentenário desta efeméride.
«Começámos por pensar a exposição para dar a conhecer como foi vivido o 25 de Abril em Arganil e decidimos fazê-lo através de recortes disponíveis através da imprensa local, nomeadamente de A Comarca de Arganil e de fotografias do Arquivo Municipal», revelou Paula Dinis, enquanto fazia uma visita guiada pelos painéis que constituem a mostra. «Estabelecemos uma ordem cronológica, que vai do 25 de Abril à publicação da nova Constituição da República, aprovada pela Assembleia Constituinte, e foi este o período que determinámos», disse.
A vice-presidente do Município de Arganil e coordenadora da Comissão Organizadora – constituída por António Cardoso, Luís Gomes, Cristina Figueiredo, Margarida Marques e Tamara Simão – admite que haverá muito mais informação disponível e vontade de enriquecer a exposição, deixando um repto a todos os que possam ter fotografias, textos ou outros elementos, «que entendam úteis para o nosso acervo histórico, para enriquecer o nosso património».
A título de exemplo, refira-se que a mostra apresenta uma notícia de A Comarca de Arganil, de 27 de abril de 74, que dá nota do Movimento das Forças Armadas e da constituição da Junta de Salvação Nacional. Noutra, dá a conhecer pessoas do concelho que tiveram uma ação próxima no 25 de Abril. A tomada de posse da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, com Fernando Vale na presidência, é outra das notícias, assim como textos sobre o 1.º de Maio e a manifestação de 12 de Maio de 1974, que motivou na Praça Simões Dias e ruas adjacentes uma grande manifestação promovida pelo Movimento Democrático de Arganil, entre muitas outras.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu