Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Calcário de Ançã é Pedra Património Mundial (com vídeo)


Domingo, 21 de Abril de 2024

O Calcário de Ançã, de onde é originária a Pedra de Ançã, é Património Mundial da UNESCO. O resultado da candidatura foi hoje revelado por Daniel Freire em plena pedreira na localidade do concelho de Cantanhede.


Após a candidatura, cientifica, apresentada na Assembleia Geral da União Europeia de Geociências em Viena (Áustria) em abril de 2023, o Calcário de Ançã, onde se inclui a “Pedra de Ançã”, que é o suporte desta candidatura, integra o restrito lote de Heritage Stones (32 até agora) reconhecidas em todo o mundo. Portugal contava já com três designações, nomeadamente, Mármores de Estremoz (2017), Calcário Lioz (2019) e Brecha da Arrábida (2022), às quais se junta, agora, a Pedra de Ançã (2024).


Esta atribuição visa o reconhecimento internacional das pedras naturais que enquanto recurso geológico alcançaram uma utilização generalizada na cultura humana. Utilizada com grande expressão na arte sacra, aquém e além-fronteiras, o Calcário de Ançã reuniu, desta forma, todos os requisitos para se tornar Pedra Património Mundial da UNESCO.


CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu