Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Treino de incêndios rurais feito em Miranda do Corvo


Domingo, 21 de Abril de 2024

Organizada sob a égide do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, a Casa das Artes de Miranda do Corvo foi ontem o cenário por excelência para uma ação de treino operacional tendo em vista incêndios rurais.
A operacionalidade dos trabalhos, que contaram com a presença de 240 operacionais da região de Coimbra, provenientes dos Corpos de Bombeiros, Sapadores Florestais, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, Afocelca e Operadores de Telecomunicações do Comando Sub-Regional, teve um balanço muito positivo, à semelhança do que tem sucedido em ações anteriores. “Comportamento extremo do fogo e segurança no combate” foi um dos temas abordados no treino, cabendo a Miguel Almeida, da ADAI, ministrar esta temática de capital importância para os operacionais no terreno. Por outro lado, os corpos de bombeiros presentes debruçaram-se sobre a “Meteorologia aplicada aos incêndios e interpretação de colunas de fumo”, numa ação que contou com os ensinamentos do mestre Tiago Marinho, da Escola Nacional de Bombeiros, cabendo a João Santos, da ANEPC, ministrar a matéria alusivo ao “O GAUF e as suas valências no apoio à decisão”.
Nesta ação de treino participaram, ainda, Horácio Ferreira, comandante dos Bombeiros de Brasfemes, assim como o chefe João Silvério, a sub-chefe Ana Relvão, o B1 Marlene Oliveira e B2 João Costa.
«Tratou-se de uma ação que contou com as forças intervenientes tendo em vista as eventuais incidências para 2024». «No período da manhã, a vice-presidente Marilene Rodrigues desejou as boas-vindas a todo o contingente, cabendo a Miguel Baptista, presidente da autarquia, encerrar a sessão», confidenciou Fernando Jorge, comandante dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo. A iniciativa, que contou com «a colaboração da Câmara Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, baseou-se em vários itens, que ajudou a melhorar a agilidade em caso de atuação ao nível florestal e terrenos semelhantes»,disse Fernando Jorge.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu