Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro da Arte Xávega prepara nova época balnear


Sábado, 20 de Abril de 2024

A juntar às visitas guiadas e exposições, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi assinalado com uma reunião de trabalho no Centro de Interpretação da Arte Xávega (CIAX), com um duplo objetivo. Por um lado «dar visibilidade a este importante património» dedicado à salvaguarda da pesca tradicional da Arte Xávega, onde se encontra exposto o Prémio Europa Nostra 2023. Por outro, «preparar a abertura e dinamização do CIAX para a nova época balnear», refere nota da autarquia.


A reunião contou com a participação do vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, dos presidentes da Junta da Tocha e da Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), José Manuel Cruz e Hélder Gonçalves, respetivamente, e dos técnicos do município, Carlos Gregório e André Paiva.

Um encontro que constituiu, também, uma oportunidade para «fazer um balanço sobre o caminho realizado na preservação e valorização deste património», que «importa valorizar, conservar e proteger para o legar às gerações futuras». Em análise estiveram também as «perspetivas futuras» para outro “ex libris”, os Palheiros da Tocha», adianta.

Leia a notícia completa na edição em papel.
CCDR Funtos Europeus