Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

'Vê Portugal' vai discutir como é que a paz tem influenciado a escolha de destinos turísticos (com vídeo)


Texto de Inês Morais | Imagem de Ferreira Santos Sexta, 19 de Abril de 2024

“Turismo: Ponte para gerar entendimentos” é o mote para a 10.ª edição do Fórum Vê Portugal que se realiza de 3 a 5 de junho, em Torres Vedras. «Estamos a viver atualmente um momento de grandes alterações e de algumas zonas do globo em que a paz não está tão presente. Nós queremos perceber como é que esta questão da guerra, da paz, da segurança pode ou não ser determinante para o destino turístico, para a procura, para a oferta e para a mobilidade», explicou Jorge Sampaio, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, durante a apresentação da iniciativa que decorreu em Lisboa. O objetivo do evento passa por reunir os agentes turísticos com o objetivo de «debater, refletir e traçar caminho» para o futuro do turismo na região Centro, vincou Jorge Sampaio. 

«O turismo é uma das atividades económicas mais resilientes do país», afirmou, acrescentando que é «também uma das áreas que mais evolui e mais inovação traz à nossa economia», assegurou. 

Nesse sentido, pretende-se promover três dias de discussão acerca do turismo como «motor económico» para o país. 

O programa foi apresentado por Adriana Rodrigues, responsável pela Comunicação, Imagem e Relações Públicas, que levantou o “véu” daquilo que se poderá esperar ao longo dos três dias em Torres Vedras. O primeiro dia arranca com uma bolsa de contactos que vão participar em reuniões B2B (“Business to Business”) que vão colocar em conversações os agentes de viagens e os promotores turísticos do Oeste. No segundo dia de Fórum, a discussão vai emergir no sentido de entender quais são “Os desafios para as entidades regionais de Turismo”, dando assim o pontapé de saída para a discussão à volta do contexto atual. Ainda durante a manhã, decorre um «painel muito curioso» que junta um conjunto de “turistas improváveis” que vão dar a conhecer as suas histórias de promoção da paz em territórios ou destinos de maior agitação.

Já durante a tarde, a iniciativa “Criar pontes, em Torres Vedras” vai dar a conhecer a sua oferta turística aos participantes do Vê Portugal, estando previstas visitas a locais históricos e culturais. A noite será especial com o jantar oficial onde serão entregues os prémios José Manuel Alves e as homenagens àqueles que tem trabalhado na dinamização do turismo na Região Centro.

“O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz” é o primeiro painel do último dia e dá início a um dia onde se irá refletir sobre o papel da paz como destino turístico e de que forma é um fator decisivo na hora de escolher um destino. A programação pode ser consultada na integra no site www.turismodocentro.pt , assim como as inscrições.

Veja a entrevista Jorge Sampaio, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal. 


 

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu