Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Debate aborda ser mulher antes e depois do 25 de Abril


Quinta, 18 de Abril de 2024

“Ser mulher antes e depois do 25 Abril” é o tema que o projeto “Feminismo para Tod*s” vai explorar na próxima sessão da Roda de Conversa, que decorre sábado (16h00) na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Neste mês em que se celebra a liberdade, a conversa será liderada pelos testemunhos de duas mulheres - Alice Quintas e Maria Albertina Silva - que viveram o antes, o durante e o depois da Revolução dos Cravos. Uma conversa que se entrelaça e complementa com a exposição “As Mulheres do 25 de Abril” patente no equipamento municipal, que retrata algumas das mulheres que lutaram nesta importante data para Portugal.
Segundo as mentoras do projeto, «o Abril de 74 transformou uma sociedade que vivia oprimida na sua liberdade, costumes e ambições». «Meio século depois questionamos o poder deste Abril na luta pelos direitos da mulher. Como era ser mulher antes do 25 de abril? Como foi viver e sentir o 25 de abril? O que foi conquistado nessa época e o que podem as mulheres (e a sociedade) estar em risco de perder nos dias de hoje?”», são questões que as responsáveis querem ver clarificadas.
O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente “Rodas de Conversa”, de entrada livre, em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu