Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Quer conhecer alguns importantes edifícios da cidade? Entre no Casa Adentro (com vídeo)


Reportagem de Margarida Alvarinhas Quarta, 17 de Abril de 2024

O Casa Adentro 2024, a realizar a 4 de maio, é uma proposta cultural que se propõe a aproximar a arquitetura dos cidadãos, dando a conhecer, com maior detalhe, alguns importantes edifícios da cidade, públicos ou privados. Uma igreja, uma república, uma casa privada, um hotel, um mosteiro, uma faculdade… são, ao todo, 16 edifícios, distribuídos por cinco circuitos, que se podem conhecer através de visitas orientadas por voluntários ou guiadas por especialistas (arquitetos).


A iniciativa é do município de Coimbra, em parceria com o Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ) e Centro Cultural Penedo da Saudade, do Politécnico de Coimbra. A produção da proposta é da responsabilidade da Cultura e Risco Associação Cultural.


O objetivo é aproximar a arquitetura dos cidadãos, permitindo visitas a espaços emblemáticos da cidade, de forma a conhecer um edifício, uma casa, com foco na arquitetura, mas também na sua valência patrimonial e histórica», explicou esta manhã Margarida Mendes Silva, da Cultura e Risco Associação Cultural, na apresentação do evento, que decorreu no Convento de São Francisco.


Ao todo são cinco circuitos: Praça, Celas, Baixa, Alta e este ano, como novidade, Santa Clara. Há também atividades paralelas, como exposições e oficinas para crianças

. Todas as atividades são gratuitas e podem ser conhecidas em www.coimbra.pt/casaadentro2024.

 


Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu