Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

25 de Abril: Pombal atribui Medalha de Honra a Salgueiro Maia


Terça, 16 de Abril de 2024

A Câmara de Pombal vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra do município ao capitão de Abril Salgueiro Maia, decisão aprovada por unanimidade na última reunião de executivo, informou hoje a autarquia.

A deliberação reconhece a sua “exemplar conduta cívica, elevado grau de compromisso com a causa pública e por ter sido um dos principais impulsionadores da democracia em Portugal”, refere uma nota de imprensa.

A proposta destaca a “importância que Fernando José Salgueiro Maia teve na comunidade pombalense, cidade onde viveu grande parte da adolescência e onde reuniu um grupo sólido de amigos para a vida e descobriu paixões”.

A autarquia recorda as palavras de Salgueiro Maia, que afirmou: “Pombal é talvez o local do meu segundo nascimento, pois foi aí que rompi a casca para viver noutra dimensão”.

“Um genuíno testemunho da importância de Pombal na construção do seu percurso de vida e onde fundou os alicerces que o tornariam no mais puro dos heróis de Abril, tornando-se uma das personalidades mais marcantes da história da democracia em Pombal”, lê-se no comunicado.

A entrega da Medalha de Honra deverá ser entregue à viúva Natércia Salgueiro Maia, numa cerimónia solene, no dia 01 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no mesmo dia onde será inaugurado um mural igualmente de homenagem a Salgueiro Maia, de autoria do artista plástico João Ribeiro, junto ao seu busto.

A autarquia adianta que o dia 01 de maio “tem um significado especial, já que foi o dia em que, apenas uma semana decorrida da revolução do 25 de Abril, em 1974, Pombal recebeu a visita de Salgueiro Maia naquela que foi a maior manifestação popular da história portuguesa”.

Segundo a Câmara, a “forte ligação” de Salgueiro Maia a Pombal levou-o a querer celebrar “aquele importante acontecimento com os pombalenses que o receberam entusiasticamente pelas ruas da cidade, com a presença do seu ‘companheiro de armas’ Ferreira da Silva, capitão de Abril, nascido e criado no concelho de Pombal”, no distrito de Leiria.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu