Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Semana das Ciências Aplicadas à Saúde com alma no Alma Shopping


Terça, 16 de Abril de 2024

A 17.ª edição da Semana das Ci­ências Aplicadas à Saúde (SCAS) iniciou-se ontem à tarde, no Alma Shopping, prolongando-se até domingo. Trata-se de um projeto que visa dar a conhecer as Tecnologias da Saúde, bem como as profissões associadas às oito licenciaturas ministradas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), nomeadamente Audiologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Farmácia, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia e Saúde Ambiental.
Este projeto, que teve início em 2005 e é um dos maiores eventos da Escola e, de acordo com Patrícia Vieira, presidente da Associação de Estudantes da ESTeSC, «durante os próximos dias é possível observar os estudantes a aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico, realizando diversas avaliações, desde níveis de glicemia, colesterol, rastreios auditivos, eletrocardiogramas, ecografias, entre muitos outros exames e aconselhamento à população».
Através da sensibilização e avaliação dos níveis de saúde de cada visitante que passam pelo Alma Shopping, «é dada a conhecer a importância desta área, sendo que é uma atividade para todas as idades, e é com esse princípio e desse modo que também se realiza a SCAS dos pequenitos», acrescentou.
Este é um espaço dedicado às crianças, onde se abordam temáticas dos cursos da ESTeSC de uma forma mais simples, lúdica e ainda desmistificando o medo da “bata branca”, muito comum nesta faixa etária.
Graciano Paulo, presidente da ESTeSC, deixou uma palavra de gratidão e agradecimento à Associação de Estudantes por manterem vivo um dos maiores acontecimentos na área das tecnologias organizada por estudantes em Portugal. «Há a ESTeSC de Coimbra e as outras, mas esta é, efetivamente, a prova de que a nossa escola é diferente. É uma mostra daquilo que são as profissões, mas também uma mostra do dinamismo dos nossos estudantes, que também é diferente para melhor de todas as outras».
Por seu turno, Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, também manifestou o seu entusiasmo «por mais uma realização da SCAS, um evento da maior importância para o Politécnico, ESTeSC e estudantes das Tecnologias da Saúde, mas também para a cidade».
«Para a cidade porque já se tornou num acontecimento anual para divulgar os cursos e as profissões na área das Tecnologias da Saúde em que intervimos no diagnóstico e tratamento do doente. É muito importante que o façamos e que seja feito, quase exclusivamente por estudantes - os professores colaboram, mas é muito importante que seja os estudantes a dinamizarem e fazerem a maioria do trabalho que acontece no SCAS», referiu Jorge Conde.
O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra desejou que «esta seja mais uma edição seja mais um sucesso e que os estudantes sejam capazes de continuar a trazer muita gente e que, no final da semana, estejam cansados, mas felizes pelo trabalho desenvolvido».
João Teixeira, diretor do Alma Shopping, sublinhou que, «mais do que uma SCAS, tudo aquilo que representa, é uma grande virtude para a humanidade, a esperança de que, de facto, a saúde será sempre melhor».
«Muitos parabéns e obrigado pela vossa presença e, com certeza, faço este agradecimento também em nome daqueles que visitam o Alma Shopping».|

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu