Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jorge Catarino desafia à convocação de eleições


Domingo, 14 de Abril de 2024

As eleições na AF Coimbra vão continuar a fazer correr muita tinta. Jorge Catarino escreveu a Horácio Antunes uma carta aberta à qual o nosso Jornal teve acesso e na qual volta a desafiar o atual presidente do organismo que marque data para as eleições.
Numa longa missiva em que destaca pontos do seu programa eleitoral (que de resto também anexa), Jorge Catarino (candidato que viu a sua lista rejeitada e, por tal, impedida de ir a votos pela comissão eleitoral da AFC e teve agora decisão favorável do Tribunal Arbitral do Desporto) deixa várias acusações a Horácio Antunes como o pagamento de despesas dos processos em tribunal com dinheiro da AFC. «Os elementos da lista que lidero têm vindo a pagar o que nos compete nos processos que intentamos contra o Senhor Professor. Em vez de assumir o que lhe compete, manda pagar a AFC. Porque não faz o mesmo que estamos a fazer e paga do seu bolso? Porque onerou com despesas, custas, honorários de advogados os cofres da AFC já num anterior processo eleitoral que o opunha a Ferreira Nunes? O senhor não pode pagar despesas pessoais com dinheiro da Associação como se fosse propriedade sua», acusam na carta aberta.
Jorge Catarino compara mesmo o dirigente a líderes ditatoriais: «Sei que se pensa e se arroga como o “Escolhido”, como Hitler e Mussolini e que eu e a minha equipa somos figuras sinistras e dantescas», ataca, questionando ainda se a Direção atual «tem medo» de uma «auditoria».
Na missiva, Jorge Catarino lembra palavras de Horácio Antunes que afirma que devolveu 50 mil euros aos clubes relativo aos seguros desportivos, mas questiona quanto recebeu da FPF, acrescentando ainda numa AFC «que tem vindo a ser chefiada com recurso ao medo, à chantagem e à troca de votos por favores aos clubes».
Jorge Catarino escreve de uma AFC «à beira da rutura financeira». O antigo edil de Cantanhede desafia diretamente Horácio Antunes como, de resto, já o tinha feito: «Como pode ter o amigo terror de marcar eleições? Se a vitória é certa, como diz, porque não avança? Ou está para completar “os dois mandatos de 15 anos” como só Putin e Lukashenko?», atirou
Jorge Catarino lembra «a unanimidade da decisão do TAD». «Até o seu árbitro lhe mostrou cartão vermelho».
As eleições na AF Coimbra decorreram a 27 de dezembro de 2023, com Horácio Antunes a surgir como único candidato depois da lista proposta por Jorge Catarino ter sido “chumbada” pela comissão eleitoral.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu