Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Coimbra quer hortas em todas as escolas


Sexta, 12 de Abril de 2024

Foi sob um sol abrasador que os alunos da EB 1 de Vilela fizeram mais algumas plantações de hortícolas na sua horta que «inaugurou» o projeto-piloto da Câmara Municipal de Coimbra “Horta da Escola”, cujo objetivo é «a criação de mais um espaço de aprendizagem e interação», tal como explicou a vereadora Ana Cortez Vaz na apresentação do projeto que decorreu ontem, ao início da tarde, na EB1 de Vilela.
Uma iniciativa que juntou a Divisão de Espaços Verdes e a Divisão de Educação, numa lógica de permitir o contacto com a natureza, sensibilizar para a importância do cuidado com o ambiente, além de permitir momentos de convívio entre os alunos. Francisco Queirós, vereador que tem a seu cargo a área dos Espaços Verdes, dirigiu-se aos alunos, lembrando-lhes que «as hortas são um espaço de aprendizagem, já que, ao cuidar da horta, aprendem a proteger o ambiente, mas também de partilha, por ser um momento de lazer». Daniel Vilhena e Clara Alves, técnicos superiores da Divisão de Espaços Verdes apresentaram aos alunos e professores o Caderno Informativo “Horta da Escola”, que pretende ser «um guia para ajudar os professores a orientar as atividades relacionadas com a horta». A criação da horta parte sempre da própria escola, mas a Câmara Municipal, em articulação com as Juntas de Freguesia, apoia na sua criação e manutenção, disponibilizando materiais de trabalho essenciais, apoio técnico e ajuda em intervenções operacionais. Daniel Vilhena esclareceu ainda que, no âmbito do projeto-piloto, foi realizado um levantamento que revelou que nas 84 escolas do concelho, 49 já tinham a sua horta pedagógica, o que é sinónimo da preocupação dos professores com a sustentabilidade e com a necessidade de transmitir essa mensagens aos alunos, como é o caso da EB 1 de Vilela, escola que tem 18 alunos, numa turma que engloba os quatro anos. A horta da EB 1 de Vilela resulta da dedicação da equipa da escola e os pais, como defendeu o presidente da União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, Horácio Costa.
Nuno Dias, diretor do AERSl, revelou ainda que este projeto se enquadra no seu Plano de Inovação que, para o 1.º ciclo, prevê 7 horas semanais para aprendizagens fora da sala de aula.|

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu