Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escola de Belmonte arrecada o prémio Economia Circular


Sexta, 12 de Abril de 2024

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) procedeu ontem à entrega de prémios da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular, ação que abrangeu 4.134 alunos na fase inaugural (1.007 do 2.º e 2.748 do 3.º ciclo) de 77 escolas da região Centro, num universo de 186 professores e 193 outros jogadores, essencialmente membros familiares e amigos.
Mais de 6.000 jogos de tabuleiro foram criados durante a competição, traduzido no sucesso na utilização da gamificação como estratégia de disseminação e divulgação de conteúdos sobre economia circular. Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinhou que este jogo é intuitivo e que os alunos participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a economia circular e, ao mesmo tempo, através de ideias interessantes ficaram mais preparados para a preservação do planeta».
Refira-se que, na primeira edição, participaram 2.652 jogadores, 95 professores, 85 outras pessoas envolvidas e 65 escolas participantes. Na segunda edição, participaram 2.845 alunos, 128 professores e 97 escolas envolvidas.
Cristina Oliveira, delegada Regional de Educação da Região Centro pela diretoria-geral dos Estabelecimentos Escolares, sustentou que «este jogo é um excelente instrumento pedagógico e, sem margem para dúvida, um projeto de cidadania e que os nossos jovens mantenham este conceito e exemplo de economia circular».
Afonso Paiva, docente, designer e humorista, “prendeu” o público presente no TUMO Coimbra com a sua singular comunicação de uma “aula” de economia circular, destacando que, «hoje em dia, temos que dar cada vez mais importância àquilo que é a sustentabilidade do nosso planeta».
Os vencedores da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular são, no 2.º ciclo, Gabriela Domingues, da Escola Básica João de Barros, da Figueira da Foz (1.º lugar), Bruno Amorim (2.º lugar) e Gabriel Matos (3.º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte.
No 3.º ciclo, Martim Ramos (1.º lugar), Dinis Abrantes (2.º lugar) e Francisco Roque (3.º lugar), todos da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda.
Foram estabelecidos prémios para alunos, professores e escola. A Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, foi a grande vencedora por ter registado o maior número de participações. Na categoria “Professores” destacaram-se duas professoras da Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz, nomeadamente Rosa Queiroz Folha e Susana Correia e, ainda, o professor Rui Bulha da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, de Belmonte, pelos contributos dados na criação de novas perguntas de “quiz”, quer na preparação de jogos para os seus alunos. |

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu