Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Operação Urano passou por Coimbra e Penacova e culmina em cinco detenções e quatro arguidos (atualização)


Quarta, 10 de Abril de 2024

A PSP de Leiria deteve hoje cinco pessoas e constituiu outras quatro arguidas, no âmbito de uma investigação aos alegados autores de agressões a três homens, junto a uma discoteca, na passagem de ano.
O Comando Distrital de Leiria da PSP informa que a Operação Urano, realizada em Coimbra, Peso da Régua (distrito de Vila Real) e Penacova (distrito de Coimbra) resultou em cinco detenções, com idades entre os 21 e os 53 anos de idade, e três constituições de arguido.
Em comunicado, a PSP adianta que quatro destas detenções resultaram de situações de flagrante delito pela posse ilegal de armas e de munições.
Ainda no âmbito da investigação em curso, foram também constituídas arguidas outras quatro pessoas, com idades compreendidas entre 17 e 34 anos, “suspeitas das situações de roubo e ofensas à integridade física qualificada”.
“Os factos reportam-se à madrugada de 1 de janeiro deste ano, quando um grupo de cerca de dez indivíduos terá agredido violentamente três homens, junto a um estabelecimento de diversão noturna, no centro da cidade de Leiria”, refere a PSP, numa nota de imprensa.
Na sequência da realização de sete buscas domiciliárias e sete buscas não domiciliárias, que se iniciaram hoje pelas 07:00, foram apreendidas duas armas de fogo e munições com distintos calibres.
A PSP apreendeu ainda uma moca de madeira, uma faca de borboleta, um punhal, um pé-de-cabra, 18 doses de cocaína e diversas peças de vestuário, “que poderão servir de meio de prova para o Ministério Público na investigação em curso”.
Segundo a nota de imprensa, em paralelo com estas buscas decorreu uma operação complementar de controlo rodoviário, em locais previamente definidos, tendo daí resultado um detido por desobediência, a apreensão de três viaturas por falta de seguro de responsabilidade civil, nove autos de contraordenação por infrações várias ao código da estrada e ainda dois avisos de apresentação de documentos.
A investigação foi desenvolvida pela Esquadra de Investigação da PSP de Leiria em cooperação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, conta com a colaboração do Comando Distrital da PSP de Coimbra, da Unidade Especial de Polícia da PSP e da Guarda Nacional Republicana.

CCDR Funtos Europeus