Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Espaço Load ZX Spectrum desfaz mistério e descobre quem é a 'estrela' de foto do museu


Quarta, 10 de Abril de 2024

«Aparentemente, sou a estrela do Museu LOAD ZX Spectrum em Portugal – um museu dedicado ao primeiro computador pessoal do mundo». As palavras são do  jornalista John Passmore, que surge na lona gigante que existe no museu  de Cantanhede com o Sinclair C5, oferecida por Grant Sinclair, sobrinho de Clive Sinclair.

«Admito que o primeiro computador pessoal do mundo não parece muito impressionante hoje – lembro-me dele como apenas uma caixa preta com um teclado que ligaste à tua TV. Dei um ao meu filho Oliver pelo seu décimo aniversário em 1982. Ele programou um relógio no ecrã que contava os segundos - ficámos todos maravilhados. Agora, do nada, fui contactado pelo senhor João Diogo Ramos, o fundador e curador do museu... e, claro, muito mais emocionante do que a pequena caixa preta foi a próxima invenção de Sir Clive, o C-5, o seu veículo elétrico do futuro, revelado em 1985», escreve o jornalista.
John Passmore revela o orgulho por estar na parede do museu a conduzir o triciclo no trânsito de Londres, realçando as palavras de João Diogo Ramos, que lhe definiu o espaço como «uma celebração da tecnologia e da história» e «uma homenagem a indivíduos notáveis que deixaram a sua marca indelével».
«Ele diz que a minha contribuição para o jornalismo e o meu espírito aventureiro - tal como capturado na tela - é a própria essência do que o museu pretende mostrar», adianta o jornalista.


Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu