Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Smart Travel 2024” decorre durante dois dias na Mealhada


Quarta, 10 de Abril de 2024

Atração de investimento, fixação de pessoas e oportunidade de startups se estabelecerem são alguns dos pontos-chave que o Município da Mealhada teve em conta para acolher o “Smart Travel 2024”, que se realiza nos próximos dias 17 e 18 deste mês. Na décima edição do evento vão debater-se temáticas diversas, reunindo cidades, territórios, investigadores e académicos, mas também empresas, startups ligadas às smart cities ou turismo e destinos inteligentes.
O evento começa no dia 17, pelas 17h00, e depois da cerimónia de abertura oficial, José Alves Jana fala sobre “A Filosofia nas Cidades Inteligentes, o urgente regresso à Polis”. Nessa mesma tarde, serão proporcionadas visitas a diversos locais de Luso e Mealhada, bem como a degustação de produtos endógenos.
No dia seguinte, o Cineteatro Messias recebe um conjunto de painéis, nomeadamente, “Cidades e Território”, com os Municípios de Peniche, Aveiro, Lourinhã, Funchal e Mealhada e Comunidade Intermunicipal do Oeste; “The importance of Wellbeing, Spiritual and Religious Tourism in the context of Smart Destinations and Smart Cities”, com Jae yeon Choe; “A Importância da Criação e Afirmação de Marcas Territoriais”, com Cristóvão Monteiro, da Centro Estratégico de Inovação Territorial; “Como pode a entorno natural ser o palco perfeito para aventura e descoberta”, com Domingos Pires, da Portugal NTN; “Stakeholders e Tecnologias”, moderado por Pedro Roseiro, da Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica; “Smart Cities, Smart Regions, Smart Countries… The need for real and honest contente”, com Joe Appleton; “Criatividade e Estratégia”, com a bióloga Helena Freitas, a urbanista Luis Manata e Silva, Paula Teles. da Mobilidade e Planeamento do Território, Leonor Rodrigues (Windows of the World) e Hélder Bruno (Cherry Blossom); terminando com “Os desafios da tecnologia num mundo sem cidadãos”, com a participação de Jorge Saraiva, da Smart City Expert.
«Um evento que conseguimos captar para o território, em que a base de tudo continuam a ser as pessoas e onde agentes de várias partes do globo se encontrarão na Mealhada», referiu Hugo Silva, vereador na Câmara Municipal da Mealhada responsável pelo pelouro da Inovação, Inovação Social e SmartCities, acrescentando que o ponto fulcral será «a discussão em torno de destinos e territórios inteligentes com o apoio e conhecimento de profissionais».

CCDR Funtos Europeus