Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Oito medalhas ficam no distrito no arranque do Nacional


Sexta, 05 de Abril de 2024

Oito medalhas foi o que os nadadores do distrito conquistaram no primeiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos/Open de Portugal de natação que está a decorrer até domingo no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra.
Durante a manhã, brilharam as jovens do Condeixa Aqua Clube que amealharam dois “ouros” e um “bronze”. A estafeta de 4x200 metros livres da formação condeixense sagrou-se campeã nacional na categoria de Juvenis B e Camila Marcelo, que integrou também este conjunto, alcançou o "ouro" individual nos 1.500 metros livres do mesmo escalão. Rita Santos, igualmente integrante da estafeta (as outras duas nadadoras foram Maria Rodrigues e Maria Simões), arrebatou o "bronze" nos 50 metros livres de Juvenis B. Diogo Girão, timoneiro da turma de Condeixa, era, naturalmente, um técnico feliz por este “arranque”: «É o culminar de vários meses de trabalho. Neste caso, anos mesmo porque estou com estes atletas há muito tempo. Tem sido um trabalho árduo com muitas conquistas mas também derrotas. Temos um grande grupo de trabalho e tenho a sorte de ter atletas fantásticos a trabalhar comigo», partilhou. Para os próximos dias, o técnico acredita que «possam vir mais medalhas».
As medalhas para nadadores e clubes do distrito durante a manhã não se ficaram por aqui. Marta Aguilar, do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC), foi campeã de Juniores nos 1.500 livres tendo, juntamente com Leonor Mano, Laura Fernandes e Inês Diogo, alcançado o 3.º lugar nos 4x200 metros livres de Juniores. O CNAC é o clube mais representado do distrito na competição com 18 atletas. Rui Fonseca, treinador do Náutico, aponta que o clube está no “Nacional” para os atletas se «realizarem, ou seja, baterem os seus recordes pessoais». «Temos algumas ambições, já conquistámos medalhas e queremos estar no máximo de finais possíveis e chegar ainda a mais pódios», apontou.
Martim Pascoal, da Sociedade Columbófila Cantanhedense, nadou para o "bronze" nacional, em Juvenis A, nos 50 metros livres e "fechou" o medalheiro matinal dos representantes do distrito na manhã do primeiro dia da competição.

No período vespertino, foi a Associação Louzan Natação, que traz os “notórios” olímpicos e medalhados internacionais Camila Rebelo e Gabriel Lopes, a subir a pódios com o “ouro” de Inês Henriques nos 200 metros mariposa e a “prata” de Camila Rebelo nos 100 metros costas.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu