Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Montemor recebe Taça de Portugal de Tripulações de Fundo


Sexta, 05 de Abril de 2024

O Centro Náutico de Montemor-o-Velho vai ser palco, no domingo, de mais uma prova de canoagem, no caso a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo. Uma competição que estava prevista para o rio Mondego, em Coimbra, mas as condições climatéricas levaram a esta alteração que foi concretizada na última segunda-feira.
«É uma das mais importantes e disputadas provas do calendário nacional. Já o ano passado foi em Coimbra e dado o sucesso e os elogios transversais a todos os clubes decidimos fazer a atribuição da prova a Coimbra e ao Clube Fluvial de Coimbra. Porém, face às condições climatéricas das últimas semanas, além de que previsivelmente no sábado poderá estar novamente mau tempo, e depois de contactadas as entidades gestoras não será possível realizar em condições de segurança a competição em Coimbra. Havendo a disponibilidade do Município de Montemor-o-Velho ser uma solução e em coordenação com a Federação Portuguesa de Remo, que ia realizar uma prova de dois dias e reduziu-a ao dia de sábado, vamos fazer a nossa prova no domingo em Montemor», explicou Ricardo Machado em conferência de imprensa realizada na Torre de Controlo da Centro Náutico de Montemor-o-Velho.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Remo elogiou ainda «a parceria» entre as autarquias de Coimbra e Montemor-o-Velho.
O evento, que inicialmente era de dois dias, será realizado apenas durante o dia de domingo, arrancando no Centro Náutico às 9h30 e terminando por volta das 18h00. Estão inscritos 950 atletas de 40 clubes nacionais que irão competir nas diversas categorias em circuitos de 1000, 3000 ou 5000 metros em canoas e kayaks com dois ou quatro atletas.
Refira-se que esta será a segunda vez que uma prova deste género se realiza por terras montemorenses. A primeira foi em 2020, na altura da pandemia da Covid-19, e foi disputada à prova fechada.
O presidente do Clube Fluvial de Coimbra, Sérgio Bento, não escondeu que «preferia receber a prova em Coimbra», que o emblema que lidera «está preparado para acolher eventos nacionais e internacionais» e que tudo fará para contribuir que a prova de domingo seja de «excelência».
O vereador do Desporto da CM de Montemor, Décio Matias, por sua vez, destacou a parceria que o município montemorense tem com o de Coimbra, nomeadamente no ciclismo e que agora se estende aos desportos aquáticos, e deixou claro que o Centro Náutico «tem as portas abertas para a realização de qualquer atividade» e que a autarquia «está sempre disponível para ajudar».
O vereador do Desporto da Câmara de Coimbra, Carlos Lopes fez questão de agradecer e elogiar o trabalho desenvolvido pelo seu homólogo em Montemor-o-Velho, realçou «as sinergias» entre as duas autarquias e sublinhou: «Todos juntos encontrámos esta solução».|

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu