Jorge Leitão, antigo diretor da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, é o novo diretor do DIAP Regional de Coimbra, em agregação com as funções de Direção do DIAP da Comarca de Coimbra. A cerimónia de tomada de posse decorreu esta terça-feira e foi presidida por Lucília Gago, Procuradora-Geral da República.
Durante o seu discurso, Lucília Gago falou numa «aposta segura» para a escolha do novo diretor do DIAP Regional de Coimbra, referindo-se à «competência técnica» de Jorge Leitão que se ali à «experiência adquirida ao longo de décadas como magistrado do Ministério Público e, bem assim, de vários anos, num cargo de direção da Polícia Judiciária, o que lhe permite seguramente uma perspetiva abrangente da investigação criminal, tal como daquilo que, nesse domínio, pode e deve ser melhorado, na ótica da dinâmica entre esta magistratura e os diversos órgãos da polícia criminal que a coadjuvam cuja relevante missão e, diria mesmo, imprescindibilidade nunca é demais enfatizar».
A Procurador-Geral da República enfatizou ainda «a melhoria do relacionamento e interação com terceiras entidades cuja atividade é funcionalmente imprescindível para o bom desenrolar das investigações» e «uma especial acuidade de perspetiva relativamente ao papel das magistraturas - em particular do Ministério Público - e das concretas intervenções potenciadoras do sucesso das investigações, da sua eficácia e celeridade e também no sentido de acautelar a sustentação das acusações nas fases subsequentes de instrução e julgamento».
Jorge Leitão substitui, assim, Euclides Dâmaso, antigo diretor do DIAP Regional de Coimbra. Ainda não é conhecido quem será o novo diretor da Diretoria do Centro da Polícia Judiciária, cargo ocupado por Jorge Leitão.