Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

P.A.J.E. estuda como vivem jovens no país “a jusante” do acolhimento


Quinta, 04 de Abril de 2024

A P.A.J.E. - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)Acolhidos vai desenvolver o primeiro estudo sobre trajetórias de pós acolhimento em Portugal, de modo a que seja possível traçar um cenário real sobre como vivem os jovens acolhidos quando, aos 18 anos, deixam as instituições e enfrentam a vida autónoma.
«Interessa saber o que acontece a jusante do acolhimento. Até agora, o que temos é dados empíricos sobre quantos estão em prisões, quantos estão ou já estiveram em situação de sem-abrigo, quantos têm problemas de saúde mental, quantos são vítimas de violência doméstica ou sofrem qualquer outra forma de vitimização», avança ao Diário de Coimbra João Pedro Gaspar, presidente da P.A.J.E. e mentor deste estudo pioneiro, que contará com a colaboração de Madalena Alarcão, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
«Não se sabe a realidade, mas sabe que é um número considerável de jovens os que vivem nestas condições», afiança o responsável, esperando que no final deste ano seja possível apresentar as conclusões deste primeiro estudo e, nesse momento, traçar um cenário da realidade das trajetórias após o acolhimento. «É importante conhecer o que acontece a jusante para saber como fazer melhor a montante, no momento do acolhimento», esclarece João Pedro Gaspar, falando num trabalho que envolverá cerca de três centenas de jovens ex-acolhidos de 70 casas de acolhimento de norte a sul do país e ilhas, selecionadas com base no Relatório CASA, que deixaram as instituições durante os anos de 2019 e 2022.
«Queremos saber quais as trajetórias destes jovens, cinco e dois anos depois», explica, falando na intenção de continuar a acompanhar estes mesmos jovens no futuro.
Após a criação de um inquérito, o estudo está neste momento na fase de recolha de dados, sendo previsível que durante o mês de setembro todos estejam tratados, a tempo de os resultados serem apresentados no final do ano.

Expofacic 2024