Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Congresso in4Med explora o presente e prepara o futuro da medicina


Quarta, 03 de Abril de 2024

O Convento São Francisco acolhe, a partir de amanhã e até domingo, a 13.ª edição do In4Med - Congresso Médico-Científico de Coimbra, um evento anual na área médico-científica promovido inteiramente por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e que, este ano, desafia participantes e palestrantes «a viajar através do tempo e a adotar “Exploring the present, foreseeing the future”» como principal mote.
Ajudar estudantes e profissionais da área da saúde a prepará-los para o futuro é o principal objetivo deste congresso em Coimbra.
«Na sua 13.ª edição, o In4Med procura, mais uma vez, trazer aos seus participantes uma visão diferente da medicina, mais humanista e fora da caixa, valorizando sempre a inovação e experiência mais enriquecedoras», adianta Camila Correia, aluna do 4.º ano de Medicina que assume a coordenação geral do evento, acrescentando que, este ano, haverá ainda a preocupação de «mostrar o valor do tempo na vida de cada doente, reconhecendo gerações, cuidando ao segundo e ainda perspetivando as ideias do futuro». Para explorar os temas “fora da caixa” o congresso conta com a presença de oradores considerados «de prestígio internacionais».
“Inseminação Post-Mortem” será o tema do debate desta edição do congresso, contando esta parte do evento com a presença dos oradores André Dias Pereira, Rui Nunes e Margarida Silvestre, numa conversa que terá como moderadora Anabela Vaz Jacinto.
Nutrição e cirurgia, neuromodulação ou temas como “Como lidar com doentes em fim de vida” e “Mitos e Verdades da Medicina Estética” estarão também em destaque no congresso, que incluirá três competições científicas: um Scrub Up, uma competição de simulação (cuja equipa vencedora irá disputar a final nacional no SPSim congress) e o Post n’Speak, que visa promover a investigação científica e a sua partilha com a comunidade estudantil. Há ainda o Doctor, Crack My Case, que tem como finalidade estimular o raciocínio clínico e competitivo, através de quizzes médicos interativos. Será também dada a oportunidade de participar em dois dos mais de 40 workshops práticos disponíveis, sobre temas que vão da Hipnose Clínica ao Autismo, passando pelo Mundo da Contracepção, entre outras temáticas.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu