Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Um conto sobre a saúde dos rins e do coração


Rui Alves é diretor do Serviço de Nefrologia da ULS Coimbra e professor da FMUC Terça, 02 de Abril de 2024

Inês e Manel são os protagonistas da história escrita por Rui Alves e ilustrada por Inês Massano. Um conto sobre a saúde dos rins e do coração que, aproveitando a curiosidade dos mais novos, não só lhes faz chegar conhecimentos úteis para si como para os adultos à sua volta. «O grande objetivo é contribuir para melhorar a literacia em saúde da população em geral, partindo dos filhos para também influenciar comportamentos dos pais», refere ao nosso jornal o autor do livro, que é diretor do Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e professor regente da cadeira de Nefrologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
“Aprendendo a ensinar os adultos - um conto sobre a saúde dos rins e do coração” é uma edição de autor e tem a chancela das Publicações Ciência e Vida. Habituado a tratar adultos com doença renal, muitos deles já dependentes de diálise, Rui Alves sabe bem que é melhor prevenir do que remediar. Isto no que toca a doenças dos rins, bem como do coração, a diabetes, a hipertensão arterial ou a obesidade, problemas que, quase sempre, andam de mãos dadas. «Queremos contribuir para uma melhor saúde renal e cardíaca da população através de uma visão preventiva. Alertar os adultos para comportamentos que ajudam a evitar estas doenças e para sinais que permitem a sua deteção precoce», refere o médico e professor de Nefrologia e Patologia Experimental.
Todos os anos, cerca de dois mil doentes começam a fazer diálise em Portugal, o que coloca o país num pódio europeu que não nos orgulha. Evitar que os adultos cheguem a doença renal crónica em fase terminal passa, no entender de Rui Alves, por uma aposta cada vez maior na prevenção e na promoção da saúde junto dos mais novos. Porque é que os rins são essenciais no nosso organismo? Como é que funcionam? Que cuidados devemos ter - desde a alimentação à hidratação, ao exercício físico e vigilância de saúde - para promover o seu bom funcionamento? Que impacto têm noutros sistemas do nosso organismo? Quais os sinais de que alguma coisa pode não estar bem? São algumas das questões a que o livro - que, na realidade, se destina ao público em geral - pretende responder.
A sessão de lançamento de “Aprendendo a ensinar os adultos - um conto sobre a saúde dos rins e do coração” realiza-se amanhã, pelas 18h30, na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM). Além de Rui Alves e da ilustradora Inês Massano, intervêm Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM, Salvador Massano Cardoso, catedrático de Epidemiologia e Medicina Preventiva da FMUC, Edgar Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, e Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia da ULS Coimbra e professor da FMUC.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu