Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fornos comunitários reabrem para cozer tradicional folar da Páscoa


Quinta, 28 de Março de 2024

Os fornos comunitários das aldeias de Vilar de Perdizes e Meixide, em Montalegre, reabrem entre hoje e no sábado para cumprir a tradição de cozer o folar da Páscoa, disse hoje o presidente daquela união de freguesias.
Os fornos do povo foram caindo em desuso nas últimas décadas, mas, segundo João da Silva Araújo, a União e Freguesias de Vilar de Vilar de Perdizes e Meixide resolveu recuperá-los e reabri-los, no período da Páscoa, para reativar uma tradição antiga.
À agência Lusa contou que, antigamente, os fornos coziam praticamente todos os dias, com exceção dos domingos. Ainda existem três fornos do povo em Vilar de Perdizes e um em Meixide.
Há cerca de 30 anos, acrescentou, “a gente começou a falhar, abriram padarias e os fornos deixaram de ser usados”.
Ex-emigrante em França, de onde regressou há três anos, o autarca disse que fez questão de os recuperar e reabrir logo no primeiro ano do seu mandato para a comunidade poder cozer ali o folar da Páscoa, uma bola de carnes que está em destaque na mesa dos transmontanos nesta época do ano. “Só fazem o folar da Páscoa e depois ficam fechados durante todo o ano”, referiu.
Os preparativos já começaram na quarta-feira, dia em que os fornos se começaram a aquecer com a lenha e, hoje à tarde, são os idosos do Centro Paroquial de Vilar de Perdizes que começam a confeção. A lenha é disponibilizada pela autarquia.
Depois, na sexta-feira e no sábado, estão em funcionamento durante todo o dia para a comunidade que se organiza em grupos. A Páscoa celebra-se no domingo.
A adesão à iniciativa, segundo José da Silva Araújo, tem sido crescente de ano para ano, e os mais novos fazem questão de ir ajudar e aprender os segredos da confeção desta iguaria com os mais velhos.
Para além dos ovos, farinha, azeite e água, os folares levam carnes como presunto, linguiça, salpicão. O autarca explicou que há um folar feito sem carne para ser comido especificamente “no dia de jejum”, nesta altura em que há católicos que não comem carne nas sextas-feiras que antecedem a Páscoa.
No local estarão presentes voluntários para ajudar a meter os folares dentro do forno.
O presidente da união de freguesias salientou que o objetivo é preservar tradições e valorizar os costumes desta aldeia do norte do distrito de Vila Real, de onde é natural o padre António Fontes, conhecido pelo congresso de medicina popular de Vilar de Perdizes e pela noite das bruxas que acontece nas sextas-feiras 13 em Montalegre.
José da Silva Araújo exemplificou outras tradições que estão a ser recuperadas na freguesia como a “Serrada das velhas”, que consiste num grupo de homens, munido de uma serra comprida, visitar a meio da quaresma algumas casas da aldeia para cantar músicas satíricas às mulheres mais idosas da aldeia.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu