Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

6ª Masterclass de Sopro e Percussão reúne instrumentistas em Montemor


Mais de sete dezenas de jovens músicos participam no evento Quinta, 28 de Março de 2024

Está de volta a Masterclass de sopro e percussão! Até sábado, 78 jovens instrumentistas das quatro filarmónicas centenárias e da orquestra do concelho de Montemor-o-Velho participam na sexta edição da Masterclass promovida pelo Município de Montemor-o-Velho.
Ao longo dos 6 dias da Masterclass, num ambiente de interação e partilha, os jovens participantes desenvolvem as competências musicais, reforçam a união entre músicos e preparam um espetáculo de homenagem ao espírito revolucionário que marcou Portugal e que irá envolver uma “fusão” de várias artes.
Esta é a primeira ação do vasto programa comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974 em Montemor-o-Velho.
A 6ª Masterclass de Sopro e Percussão pretende ainda potenciar o talento e a capacidade dos jovens músicos concelhios, sendo direcionada aos instrumentistas da Academia Musical Arazedense (AMA), da Associação Cultural e Recreativa da Carapinheira, da Associação Filarmónica União Verridende (AFUV), da Associação Filarmónica 25 de setembro e da Filarmónica de Instrução e Recreio da Abrunheira (FIRA).
A coordenação pedagógica da Masterclass está a cargo de Paulo Silva, maestro da AFUV, envolvendo os professores: Sílvio Pleno (flauta); Salomé Alves (oboé); Maria Inês Correia e Pedro Ralo (clarinete); Mariana Pereira da Silva (saxofone); João Alves (trompete); André Gomes (trompa); Renato Serra (trombone); Fábio Abrantes (tuba); Nuno Justino (percussão) e Daniel Migueis (violino e violoncelo).
A projeção sonora, a leitura musical, a respiração ou a postura corporal são algumas das áreas que vão ser trabalhadas ao longo das sessões.
Recorde-se que, no ano passado, a 5ª Masterclass culminou com o memorável concerto “Tributo a Afonso Duarte – 65 ano de eternidade” apresentado na Feira do Ano e que reuniu em palco cerca de 150 músicos e intérpretes, dirigido por Tiago Pereira, maestro da AMA.
 

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu