Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Broinha de Santa Columba é a rainha das festas


Quinta, 28 de Março de 2024

O espumante acompanha as broinhas de Santa Columba, hoje, às 15h00, assinalando, com um brinde a preceito, a inauguração da II Feira das Atividades Económicas e das Tradições e a 9.ª Mostra das Broinhas de Santa Columba. Em plenas festividades da Páscoa, é mais um motivo para celebrar. A partir de hoje e até sábado em Santa Comba Dão.
A festa decorre no Largo do Município e não há que ter medo da chuva nem do frio, pois uma tenda com 1.500 metros quadrados garante a necessária proteção aos visitantes e aos expositores. Um certame que pretende «dar visibilidade e potenciar o que de melhor se produz e faz no concelho», sublinha nota da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, responsável pela organização, em parceria com a União de Freguesias de Santa Comba e Couto do Mosteiro. Uma festa que promove a atividade empresarial, os produtos endógenos e as tradições locais.
Não falta, naturalmente, uma mostra gastronómica, com um programa de degustações, workshops e um diversificado programa de animação, onde ganham destaque as atividades para os mais novos, com “caça aos ovos”, insufláveis, karts e matraquilhos.
A rainha da festa é, naturalmente, a broinha de Santa Columba, um produto associado à vivência pascal, com história e raízes locais. Uma espécie de folar, quer faz parte da memória coletiva e da identidade das gentes de Santa Comba Dão. Preparadas com farinha de trigo e de milho, açúcar e ovos, podem apresentar um sabor mais fresco, associado ao limão que as condimenta, mais denso, decorrente do azeite, ou com algum exotismo, proveniente da canela. Broinhas que vão estar à venda na mostra e também vão ser confecionadas ao vivo durante o certame. Há também workshops dedicados à broinha de Santa Columba, com o primeiro a realizar-se hoje, uma hora depois da inauguração do certame, cerimónia que conta com a participação do Ensemble de Metais de Conservatório de Música e Artes do Dão.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu