Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Semide e Rio de Vide revivem Via Sacra


Quinta, 28 de Março de 2024

A tradição volta a cumprir-se, amanhã, em Semide e Rio de Vide, com um grupo de cerca de 40 elementos a dar vida à Via Sacra, recriando as 15 estações. Um percurso que começa junto à Escola Primária de Rio de Vide e vai progredindo, em dificuldade, sofrimento e emoção, para ter o seu derradeiro momento junto ao Santuário do Senhor da Serra.
Há mais de 30 anos que este momento, particularmente simbólico na vivência católica, é recriado naquelas localidades do concelho de Miranda ado Corvo. Um desafio assumido, na última década pelo grupo Caminhada Desperta Jovem, de Semide, que acaba por liderar o processo em termos de organização. «Mas toda a gente colabora, quer em Semide, quer em Rio de Vide», faz notar Vera Oliveira, uma das coordenadoras do Grupo de Jovens de Semide.
O desafio é levado «muito a sério», adianta, referindo a necessidade de reunir os fatos para os diferentes personagens. Um guarda roupa «compostinho», constituído por indumentárias «muito simples», mas que ajudam as personagens e o público a dar um salto na história e a situar-se no tempo de Jesus Cristo. Os cenários não se revelam particularmente exigentes, a não ser o da conversa de Pilatos com Jesus. O espaço onde decorre a Via Sacra, entre Rio de Vide e o Senhor da Serra, só por si ajuda à “encenação”, evitando grandes adereços, explica a jovem.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu