A empresa Soft Time, do madeirense Sérgio Aleixo, é a vencedora do concurso de concessão do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra. O empresário tinha ficado em segundo lugar no concurso, lançado no âmbito do programa Revive, mas com a desistência do vencedor Sérgio Aleixo acabou por ganhar a concessão, propondo-se agora transformar uma parte do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (a área militar) numa unidade hoteleira de cinco estrelas.
O investimento previsto, «uma estimativa», anota o empresário, é na ordem dos 20 milhões de euros e o objetivo é criar uma unidade hoteleira de topo, temática e com uma centena de quartos.
O processo, explica, está em fase de «habilitação», o que deverá demorar cerca de duas a três semanas. Segue-se, depois, o projeto de arquitetura e, ao mesmo tempo, a busca de fontes de financiamento.
Sérgio Aleixo não é um “estranho” ao programa Revive, lançado pelo Estado, que abre o património ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos, através da concessão da sua exploração por concurso público. O empresário madeirense já tinha vencido o concurso do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, que será igualmente convertido numa unidade hoteleira.