Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Millèsime - Encontro Nacional de Espumantes anima Curia este fim de semana


Domingo, 24 de Março de 2024

Meia centena de marcas e produtores de espumantes de todo o país concentraram-se, na tarde de ontem, no Curia Palace Hotel, cumprindo o primeiro dia da 2.ª edição do Millèsime - Encontro Nacional de Espumantes. Nas primeiras duas horas do evento já era notória a adesão de centenas de visitantes, sendo expectável que o balanço seja superior à da edição do ano transato. Este domingo, 24 de março, as portas voltam a estar abertas, das 15h00 às 19h00. A entrada no evento tem um custo de 10 euros.
O sucesso da primeira edição fez com que o Município de Anadia, organizador do evento em parceria com a revista Grandes Escolhas, pensasse numa segunda edição já em 2024, e não de dois em dois anos como inicialmente se previa. «Este ano, temos um número maior de produtores e contamos novamente com a disponibilidade deste belíssimo espaço», começou por dizer, ao nosso jornal, Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, que sobre a afluência de visitantes logo nas primeiras duas horas referiu que a expectativa já era esta. «Estivemos presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa e levámos como cartão de visita este evento. Logo aí percebemos o interesse por o conhecer, saber onde era, como acontecia», considerou.
São os visitantes quem mais aplaude a iniciativa. «Acabei de chegar, mas estou a gostar bastante. Vim por referência de um amigo que esteve cá no ano passado», afirmou Jorge Cruz, de Coimbra, «apreciador e consumidor de vinho espumante», que considera que este tipo de bebida, especialmente, no que toca a Bairrada «está a viver a sua melhor altura. Não estamos a falar do que vai acontecer, estamos a falar do bom no presente».
Inserido num grupo encontramos Diogo Lopes, oriundo de Aveiro, que também foi aconselhado por uma amiga. «Sou apreciador de espumante e, num sítio como este e com tanta variedade de espumantes, o balanço só poderá vir a ser positivo», enalteceu.
O Millèsime «reúne os melhores produtores nacionais de espumantes com denominação de origem» e conta com um conjunto de atividades, nomeadamente provas comentadas e de harmonização com iguarias, nomeadamente Leitão da Bairrada, Rojões da Bairrada, ostras, sushi, bem como os doces típicos: Bairradinos, Ovos Moles, Amores da Curia e Morgadinhos.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu