Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alunos juntam-se no Cabedelo por uma praia mais limpa (com vídeo e galeria de fotos)


Reportagem de Lara Cruz com Figueiredo (fotos e vídeos) Sexta, 22 de Março de 2024

Mais de 100 alunos das turmas do primeiro ciclo da Escola Básica da Gala e da Escola Básica de Castelo juntaram-se hoje na Praia do Cabedelo, desde o 1º ao 4º ano, numa ação de limpeza de praia com o Pingo Doce, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo com ligação à Liga MEO SURF.

Eduardo Silva, António Seabra, Fátima Santos e Sofia Costa, promotores do Pingo Doce deram as boas-vindas às crianças, explicando a maneira correta de reciclar e separar os resíduos, no qual cada um deles representou uma cor dos ecopontos do lixo. Para além disso, foram responsáveis por ensinar aos mais novos quais os resíduos que devem ser apanhados, e os que já fazem parte da praia e da natureza como as conchas e os paus. «Os lixos mais comuns são os plásticos, as beatas, os vidros, o papel», revela Eduardo Silva, mencionando a importância desta ação para que a «vida marinha seja protegida de resíduos tóxicos que demoram imensos anos a se desfazerem e a desaparecerem daquele ambiente».


Com início às 9h30, a iniciativa contou com uma palestra de sensibilização destinado aos mais novos “Literacia do oceano M de Mar e M de Memória do Mar”, dada pela formadora e mergulhadora Sónia Sousa Ell. A sessão despertou a atenção e consciência das crianças sobre a preservação do oceano através do jogo da memória, que consiste em levantar cartões e descobrir as imagens que estão por baixo dos mesmos, desta vez «num match entre uma imagem mais bonita do mar e uma menos bonita», esclarece Sónia Sousa Ell.


Após a atividade, foram oferecidas às crianças os kits de limpeza, compostos por umas luvas e sacos reutilizáveis para começarem a apanhar e recolher o lixo do areal da praia e a separá-lo devidamente nos respetivos ecopontos. Esta iniciativa é vivida com entusiasmo pelos mais novos como o Santiago e a Lia, da turma do 2º ano da Escola Básica da Gala, que reconhecem que os resíduos que apanham como «redes, rolhas, gomas, plástico, cordas» são «maus e poluentes» para o mar e para o ambiente. No final, depois de separado, o lixo é contado, pesado e colocado corretamente nos ecopontos que a Câmara Municipal da Figueira da Foz disponibilizou.


João Trindade, videógrafo desta ação que decorre há 3 anos revela «Nunca vi a praia tão suja, nos outros anos não estava assim. As crianças nunca tiveram tanto para limpar e isso é devido à influência das marés e de não terem limpo a praia». A iniciativa decorreu em cinco praias da Figueira da Foz, marcando o arranque da 1ª etapa da Liga MEO Surf 2024.


Veja galeria de fotos da iniciativa AQUI

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu