Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

UC lidera projeto europeu para criar tecnologia de regeneração do cérebro


Quinta, 21 de Março de 2024

Um projeto de investigação europeu liderado pela Universidade de Coimbra (UC) vai ser financiado com cerca de três milhões de euros pela União Europeia para desenvolver uma nova tecnologia de regeneração do cérebro.


Em comunicado, a UC salientou que, ao longo dos próximos quatro anos, o projeto Regenerar vai desenvolver uma tecnologia inovadora que pode vir a potenciar a regeneração de neurónios em doenças que, atualmente, têm opções terapêuticas limitadas.


"Os cientistas vão usar ferramentas epigenéticas para procurar converter células do cérebro de doentes em neurónios funcionais", explica a nota, salientando que, no fundo, o processo passa por "usar o que o corpo humano já tem, mexendo em células que aumentaram em número depois da doença, e transformando-as em células neuronais muito importantes para a função cerebral".


Segundo a UC, esta investigação pode abrir caminho para melhorar o tratamento de problemas de saúde como o acidente vascular cerebral (AVC) ou doenças neurodegenerativas (patologias que estão ligadas ao sistema nervoso, afetando os movimentos e causando perda de funções neurológicas).

"O sistema nervoso central tem uma capacidade mínima de autorreparação, sendo necessário criar alternativas que permitam substituir neurónios perdidos em consequência da lesão, como acontece, por exemplo, no AVC ou em doenças neurodegenerativas”, refere o investigador Lino Ferreira, da Faculdade de Medicina da UC, que integra também o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC) e o laboratório Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB).

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu