Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nuno Crato aponta razões para escolha do ensino profissional


Quarta, 20 de Março de 2024

A taxa de dificuldade na leitura acima dos 20% e o estigma que a sociedade ainda tem face às escolas profissionais foram o mote para uma conversa com Nuno Crato, ex-ministro da Educação e da Ciência de Portugal, que, na tarde de ontem, esteve na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, no âmbito da iniciativa “Aposta no Futuro”, levada a cabo pela escola na última semana. Intitulada “Ensino profissional no quadro do sistema educativo: Cidadania da proposta, para uma cidadania plena dos seus destinatários/ /pro­tagonistas”, a conversa foi moderada pela jornalista Margarida Alvarinhas.
«De 2012 a 2015, a escolaridade obrigatória subiu do 9.º para o 12.ª ano, sendo que o ensino profissional tem quase 40% dos jovens e já esteve nos 43%, o que demonstra ser uma parte muito importante do ensino obrigatório. O ensino profissional proporciona certificação de escolaridade, dá qualificação profissional para procura de emprego e ainda permite que os alunos prossigam estudos», enalteceu Nuno Crato, explicando que «felizmente em Portugal o ensino profissional começa no 3.º ciclo», o que proporciona «uma educação idêntica para todos até ao 9.º ano».
O ex-ministro da Educação e da Ciência de Portugal referiu «ser normal que um jovem de 15 anos não saiba o que quer fazer e tenha incertezas sobre o futuro», admitindo, contudo, não se estar «a saber explicar aos jovens as opções que têm. Aos 15 anos deviam ter uma ideia clara das ofertas disponíveis e o que estas contêm», disse, dando como exemplo «os casos da Alemanha e Suíça, onde o ensino profissional é muito valorizado».
Uma valorização que algumas pessoas da plateia garantiram não existir e não ser reconhecida. «A sensação que dá é que há vergonha em assumir--se o ensino profissional», disse um dos intervenientes, corroborado por uma professora da EPVL que desvendou que há duas semanas apresentou os números do ensino profissional, «na tentativa de desconstruir a ideia que me deram de que estavam aqui porque era mais fácil concluírem os estudos do que no ensino regular».

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu