Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Educação foi das maiores conquistas do 25 de Abril”, afirmou Marques Mendes na Mealhada


Quinta, 14 de Março de 2024

«Sempre que entro numa escola ou num hospital lembro-me do 25 de Abril. A Educação e Saúde foram as maiores conquistas do 25 de Abril e são os instrumentos mais importantes para ajudar a combater as desigualdades», declarou ontem à noite, na Mealhada, Luís Marques Mendes, um dos convidados da palestra “Ensino profissional e o futuro dos jovens e da sociedade: Identidade, sinergias e diferenciação”. A sessão, que contou ainda com a participação de Margarida Mano, vice-reitora da Universidade Católica, foi promovida pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL).
Afirmando ser «muito sensível ao ensino profissional», Marques Mendes referiu que este «é tão bom como qualquer outro e temos de acabar com este preconceito de que é um ensino menor, porque não o é. É diferente». O advogado e comentador televisivo fez ainda um apelo aos pais e professores para que motivem os jovens a ler. «Os jovens perdem horas nas redes sociais e não tenho nada contra, mas isso não chega para a formação cívica», declarou, defendendo que uma pessoa que lê «passa a ter mundo, maior liberdade de escolha e uma linguagem mais rica».
Carlos Sousa, diretor da EPVL, referiu que a Escola Profissional da Mealhada «tem atualmente 18 turmas, sendo das maiores da CIM da Região de Coimbra, com um número grande de turmas no primeiro ano», acrescentando ainda que 86% dos alunos que terminaram o curso no ano transato estão a trabalhar ou a estudar». «Continuamos a ser o parente pobre precisamente porque temos financiamento comunitário», lamentou, defendendo que «o Orçamento de Estado deveria também contemplar este ensino».
Margarida Mano referiu por sua vez que «o ensino profissional, como está estruturado, permite - por via da relação com os estágios, protocolos e empresas - uma relação fundamental com a sociedade. Permite a um jovem do 12.º ano ter um curso, disponibilizando às empresas acesso a jovens com formação, ou que possa aceder ao ensino superior».
Durante a tarde de ontem, a EPVL promoveu a Feira «Aposta no Futuro» que contou com mais de vinte expositores de várias entidades de ensino superior, de formação, das forças militares e de segurança e entidades relacionadas com a entrada no “mundo” do trabalho.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu