Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Paisagem Protegida da Serra do Açor vai ser alvo de intervenção


Quarta, 28 de Fevereiro de 2024

As obras para melhoria das condições de visitação da paisagem protegida da Serra do Açor, contempladas no orçamento municipal do corrente ano, num investimento de cerca de 160 mil euros, vão arrancar em breve, prevendo-se que «uma boa parte» da intervenção esteja concluída até ao Verão.
O concurso público foi publicado a 6 de fevereiro em Diário da República, com um preço base de 151,836.91 euros e um prazo de execução de 60 dias e, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Arganil, propostas foram abertas na semana passada.
Luís Paulo Costa adiantou ao nosso jornal que no âmbito da empreitada está previsto um conjunto de intervenções relacionadas com a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada. O autarca referiu, em particular a cascata da Fraga da Pena. «Hoje em dia, alguém em cadeira de rodas ou com alguma condicionante de mobilidade não tem condições para ir até à cascata ou até uma zona que permita visualizar a cascata», explicou o autarca, revelando que «essa vai ser uma das intervenções a efetuar».
Já na Mata da Margaraça, e essencialmente no que respeita à denominada Casa Grande, vai proceder-se «à reformulação do piso térreo da Casa, para explorar de uma forma mais atual a componente da interpretação da fauna e da flora, que têm características únicas e que não se repetem em mais nenhum lugar do mundo».
A Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor envolve 382 hectares e possui dois locais de especial interesse, a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena.

Corrida Figueira



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu