Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Multinacional Accenture escolhe Coimbra e inaugura na Baixa centro de tecnologia avançada (com vídeo)


Reportagem de Margarida Alvarinhas (texto) e Ferreira Santos (imagem) Terça, 27 de Fevereiro de 2024

Já são mais de 120 os jovens talentos, todos com formação superior, que trabalham no novo centro de tecnologia avançada de Coimbra da Accenture. O espaço foi esta manhã oficialmente inaugurado, mas funciona desde março de 2023, demonstrando já enorme potencial de crescimento a partir da Baixa da cidade.


O Coimbra Advanced Tecnology Center, instalado na Torre do Arnado, constitui o terceiro centro da Accenture em Portugal, depois de Lisboa e Braga, tratando-se de uma aposta no desenvolvimento e entrega de uma vasta gama de soluções tecnológicas em múltiplas plataformas, bem como em serviços de desenvolvimento de soluções à medida e de cloud para clientes em todo o mundo.


«É o início do que estamos certos que vai ser uma grande jornada de sucesso em Coimbra», afirmou Manuela Vaz, presidente da Accenture Portugal, explicando que os três centros de tecnologia portugueses da multinacional já acolhem cerca de 1.500 pessoas «com grande aposta no talento nacional».


José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, afirmou que este «pequeno passo» dado pela Accenture em Coimbra «é um passo de grande significado» porquanto a cidade conseguiu atrair uma «grande multinacional» que aposta no talento jovem e, assim, contraria o «ritmo de envelhecimento» que se tem vindo a assistir na cidade. «Coimbra tem tudo, faltava-lhe este reconhecimento empresarial, abrir-se ao mundo», defendeu o autarca, saudando o regresso de jovens à cidade que se começa a assistir por aqui encontrarem agora as oportunidades profissionais de que não dispunham antes.


Na verdade, 23% dos novos colaboradores de Coimbra da Accenture vêm dos centros de Lisboa e Porto, numa opção dada pela empresa à qual muitos aderiram, sendo os restantes novas contratações. Todos os colaboradores têm licenciatura, dos quais 62% grau de mestrado. A maioria provém da Universidade de Coimbra.


A Accenture, refira-se, tem atualmente mais de 140 clientes e esta presente em 30 países. 55% do trabalho feito em Portugal é para exportação.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu