Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Creactivity, o autocarro que fomenta o engenho e a criatividade dos jovens (com vídeo)


Reportagem de Margarida Alvarinhas (texto) e Camila Figueiredo (imagem) Terça, 27 de Fevereiro de 2024

O Creactivity é um autocarro que, desde ontem e até amanhã, está estacionado no Exploratório Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, convidando crianças e adultos para uma viagem de conhecimento, através da experimentação. Constroem-se objetos voadores, engrenagens, fazem-se caminhos para bolas e berlindes, compreende-se como funciona um circuito elétrico e até é possível fazer um filme. Tudo dentro do autocarro, que não tem assentos em fila, mas espaços para dar asas à criatividade.


A meio da tarde de ontem, eram os alunos da EB1 Sargento Mor que experimentavam os equipamentos e as brincadeiras do Creactivity, mostrando, pelo barulho e entusiasmo com que testavam os equipamentos, que o autocarro tem tanto de comprido como de interessante.


«A ideia é que eles tenham aqui um espaço para trabalhar a criatividade com liberdade e que aprendam que o erro faz parte do processo e que eles têm que tentar e não podem desistir», explica Teresa Silva, monitora do projeto.


A exposição é de entrada gratuita e funciona até amanhã, das 9h30 às 17h00, para grupos escolares, e a partir das 17h00 para público em geral. O público-alvo são crianças entre os 6 e os 16 anos. As sessões têm duração de 60 minutos.



 


Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu