Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bailarinas da Figueira brilham em Marbella


Terça, 27 de Fevereiro de 2024

A Academia Kompassos Daya Dança, da Assembleia Figueirense, brilhou este fim de semana em Marbella, Espanha, na segunda eliminatória do concurso internacional “Sem Fronteiras, Vive Tu Sueño”. Com um primeiro lugar, um segundo e dois terceiros, a “equipa” rubricou o passaporte para a final, a realizar em maio próximo, em Ávila, também na vizinha Espanha. Dayamira Garcês, coreógrafa e responsável pela escola, não cabe em si de contente.
«Foi uma surpresa muito grande, não esperava que elas ganhassem», confessa a professora e bailarina, referindo-se ao grupo infantil, que arrebatou o primeiro lugar na categoria de Show Dance. Relativamente às bailarinas mais velhas, a coreógrafa, de origem cubana, que há 19 anos lidera a Academia Kompassos Daya Dança, confessa que coloca a fasquia mais alta, pois já está «acostumada» ao sucesso destas jovens, que acompanha desde os 3 anos e que «para o ano entram na Universidade».
Contemporâneo e clássico são as “especialidades” da escola, pertencente à Assembleia Figueirense, mas nem sequer foi com essas “armas” que as jovens bailarinas do grupo infantil, com idades entre os 10 e os 13 anos, conquistaram o júri e acederam à final.
Também na categoria de Show Dance, o quarteto juvenil conseguiu um terceiro lugar e o grupo juvenil, na categoria de Contemporâneo, seguiu o exemplo. Em segundo lugar, na categoria Livre, ficou o dueto constituído por Maria Eduarda e Matilde Agante, que o júri distinguiu, ainda, a solo, com o Prémio Especial Juvenil.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu