Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Novo Canil e Gatil de Penacova de portas abertas e já com casa cheia


Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

A funcionar há poucos meses, o novo Centro de Recolha Animal de Penacova acaba de ser oficialmente inaugurado mas já tem casa cheia, com 16 cães, alguns que transitaram das velhas instalações para a nova casa que está equipada com todas as condições para acolher os animais que, ali, esperam por novo dono.
Esta manhã, na inauguração do espaço localizado na Zona Industrial da Espinheira, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, congratulou-se com a obra que vem substituir as velhas instalações «muito precárias» que existiam na localidade do Silveirinho e deixou o apelo à adoção de animais, até porque, frisou, o Centro de Recolha deve ser um local de passagem para os animais até encontrarem nova companhia.
A obra custou 268 mil euros, com uma comparticipação de 50 mil euros da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. O espaço está dotado com cinco jaulas e uma maternidade para cães, oito jaulas individuais e uma maternidade para gatos, bem como um vasto conjunto de serviços e espaços de apoio, desde gabinete veterinário, sala de tratamento e esterilização, armazém de rações, armazém de equipamentos de captura, zona de banhos, lavandaria e até um espaço de recreio para os animais.
Telma Alves e Susana Lopes são as grandes obreiras do Canil e Gatil, na medida em que foram as duas proponentes do projeto que candidataram ao Orçamento Participativo, em 2016, tendo então vencido. Esta manhã, ao inaugurarem a obra, não deixaram de sentir satisfação pela concretização do projeto. «A casa está feita, agora precisamos de material e de pessoas», disse Telma Alves, apelando à necessidade de esterilização dos animais errantes.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu