Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital do Ursinho a caminho de Condeixa (com vídeos)


Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

​“O Ursinho vai a Caminho” e está hoje em Condeixa-a-Nova, com a sala do Polivalente do Museu PO.RO.S transformada e transfigurada num enorme “hospital de brincar”. É o Hospital do Ursinho, um projeto dinamizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica da Universidade de Coimbra, que este ano celebra 20 anos. Uma efeméride assinada com um conjunto de novidade, a começar por esta deslocalização.


«O objetivo é chegarmos ao maior número de crianças», explica Eva Carvalhas, coordenadora geral do Hospital do Ursinho, que aponta as dificuldades logísticas, designadamente de transporte, que impedem que crianças de outros concelhos possam ter acesso a esta experiência lúdica e pedagógica.


Trata-se de um verdadeiro “hospital de brincar”, onde as crianças fazem cirurgias, dão vacinas, fazem pensos, veem a febre, tratam feridas, dores de barriga, analisam os ouvidos, curam pernas partidas e inclusivamente têm a possibilidade de contactar com incubadoras onde se encontram “bebés” prematuros. Um mundo que acolhe as crianças e ajuda a desmistificar o “medo da branca branca”, o grande desafio do Hospital do Ursinho.


Durante todo o dia de hoje, 35 alunos de Medicina da Universidade de Coimbra, “vestem a bata branca” e dão resposta às dores e às doenças dos bonecos e dos peluches de mais de 260 crianças de Condeixa. O Hospital do Ursinho, na versão clássica, vai estar no Alma Shopping, em Coimbra, entre 11 e 17 de março.





Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu