Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Operação de remoção de Jacintos de Água na albufeira do Açude Ponte


Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

Decorreu, durante esta semana, uma operação de controlo e de remoção de jacintos de água na albufeira do Açude Ponte, no âmbito do projeto financiado pelo Fundo Ambiental e estruturado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O jacinto de água integra a lista nacional das espécies invasoras e tem um crescimento extremamente rápido, podendo duplicar a sua população em apenas cinco dias.
A espécie foi detetada, pela primeira vez, em julho do ano passado nas margens bacia da albufeira do Açude Ponte de Coimbra pelas equipas de investigadores da Escola Superior de Agrária e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Prontamente, os investigadores promoveram a sua remoção a partir da margem, trabalho que veio a ser completado a partir do leito do Mondego com a intervenção do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra e com o apoio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. Apesar deste esforço, atendendo às características da espécie, mais tarde vieram a ser detetados novos núcleos.
Para esta operação, estavam disponíveis diversos meios, designadamente um veículo anfíbio, máquinas giratórias, embarcações diversas e equipas preparadas para lidar com esta espécie infestante. A utilização dos meios técnicos foi adequada à tipologia de núcleos de jacinto de água identificados.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu