Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pampilhosa abriu Polo de Leitura no Mercado


Quinta, 15 de Fevereiro de 2024

Com mais de meio século passando por vários locais da vila, o Polo de Leitura da Pampilhosa está, desde ontem, instalado e aberto ao público no Mercado Municipal. Na cerimónia de inauguração, a sala encheu-se de convidados, entre entidades oficiais, crianças e utentes do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa e elementos do grupo de teatro amador Aguarela de Memórias, que promoveu um momento cultural.
«Este é o vosso espaço com todas as dinâmicas que aqui serão construídas», começou por dizer Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia da Mealhada, destacando «a vida cultural muito intensa existente na freguesia da Pampilhosa». «Queremos que este seja um espaço gerador de dinâmicas culturais, tendo a noção e certeza que o facto desta Biblioteca estar instalada no Mercado trará muitas pessoas devido à sua centralidade», frisou.
Mário Gaspar, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, afirmou ser este «o quinto lugar que a Pampilhosa tem como Biblioteca, num esforço agora feito pela Junta e, principalmente, pela Câmara Municipal. Esperemos que sirva a população porque era uma pergunta diária dos fregueses».
António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, disse que gosta de mercados, local onde vai «muitas vezes, nem sempre para fazer compras, mas para outras atividades que lá existam». «A Cristina (tesoureira da Junta) foi das pessoas que mais força deu para que o Polo fosse muito mais do que uma biblioteca e pudesse ser um local de estudo e atividades culturais», continuou, admitindo “surpresa” com o número de pessoas presentes.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu