Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

AAC abre Unidade de Apoio à Vítima de violência doméstica e no namoro


Quarta, 14 de Fevereiro de 2024

A Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou a abertura de uma Unidade de Apoio à Vítima, numa ação de sensibilização relativamente à Violência Doméstica e mais precisamente à Violência no Namoro.
Em comunicado, a associação estudantil adianta que o principal objetivo desta iniciativa é contribuir para a existência de «uma rede de apoio fidedigna e qualificada, capaz de encaminhar a vítima mediante a condição concreta». Neste âmbito, irá disponibilizar uma rede de marcações de consultas no seu website, que, imediatamente e mediante o preenchimento, seguirão para o correio eletrónico de um profissional de saúde destinado para esse efeito.
«A Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra não terá qualquer acesso a este procedimento, de modo a preservar o sigilo profissional. A vítima será acompanhada, posteriormente, num espaço que garanta o anonimato e segurança da própria vítima», refere, esclarecendo que irá caber ao profissional de saúde «guiar a situação concreta e, caso se confronte com um caso com característica mais complexas e graves, com um risco iminente de morte, de proteção e segurança àquela determinada pessoa, deverá seguir as condutas previstas no Código Deontológico da Ordem dos Médicos».
A AAC, que na semana em que se assinala o Dia dos Namorados colocou na fachada do seu edifício-sede «uma lona em homenagem a todas as vítimas de violência doméstica em contexto de relações de intimidade entre janeiro e novembro de 2023», sublinha a dimensão, a atualidade e a preocupação associadas a «um crime que se assume como o mais denunciado e o que mais mata em Portugal».

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu