Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Mira à Mesa”regressa para promover território


Terça, 13 de Fevereiro de 2024

A 3.ª edição do “Mira à Mesa” já tem datas marcadas, este ano decorre nos fins de semana de 15, 16 e 17 e 22, 23 e 24 de março, pelo que a autarquia já abriu as inscrições para os restaurantes poderem aderir a esta iniciativa que «reflete uma abordagem inovadora ao turismo gastronómico, reconhecendo a importância da gastronomia como parte integrante do Património Imaterial da Humanidade».
Este é um evento, segundo o município de Mira, que se destaca pela «conexão entre a gastronomia, a cultura e a identidade local, proporcionando uma experiência única aos participantes». Os objetivos desta terceira edição são «bastante claros e abrangentes» e passam por «valorizar e preservar o património cultural, gastronómico, antropológico e social da região, defendendo e conservando antigas receitas, saberes e sabores locais, contribuindo para a preservação da herança cultural da região da Gândara, onde Mira está inserida».
O certame pretende, igualmente, «divulgar a riqueza gastronómica da região e a qualidade dos produtos locais», ao destacar a sua diversidade, promovendo a «valorização dos ingredientes autóctones, incentivando a sustentabilidade e a produção local». A forma como o “Mira à Mesa” está estruturado permite promover a qualificação da restauração, uma vez que envolve os restaurantes locais.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu