Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Benfeita prestou homenagem a José Simões Dias


Terça, 13 de Fevereiro de 2024

José Simões Dias, natural da Benfeita, concelho de Arganil, nasceu no 5 de fevereiro de 1844, há 180 anos. A Editorial Moura Pinto – associação com sede em Coja, que se dedica ao estudo, preservação e divulgação do património cultural, ambiental e ecológico da região - assinalou a efeméride com o descerramento de um busto em memória do poeta, escritor, político e pedagogo no cemitério da Benfeita.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, José Francisco Rolo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Pinheiro, presidente da Junta de Freguesia da Benfeita e de familiares do homenageado, Mário Vale e Arlindo Simões. Elisabete Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Arganil agradeceu à Editorial Moura Pinto «esta homenagem a Simões Dias», cujo «exemplo de vida nos responsabiliza a todos na defesa dos valores da liberdade, da democracia, e que muito nos orgulha ter um benfeitense património do concelho de Arganil».
A finalizar, Mariana Lagarto leu um poema de Simões Dias, escrito na sua terra, no Natal de 1863, intitulado, “Duas Pombas”. O programa incluiu ainda, a visita a uma exposição de pintura no Espaço Manuel da Costa, na Benfeita, seguida de um almoço, durante o qual foi efetuada uma “viagem biográfica” de Simões Dias.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu