12 de fevereiro de 2013. Neste dia, há precisamente 11 anos, a Palhaços d'Opital realizava a primeira visita a um hospital, levando a alegria e boa disposição aos doentes. Tudo começou no Hospital de Aveiro, a seguir veio a Figueira da Foz e Viseu, o IPO de Coimbra foi o quarto hospital parceiro, seguiram-se Matosinhos e São João e, para breve, a viagem segue também para sul.
O Diário de Coimbra esteve esta manhã a acompanhar a visita das primas Doutora Bem-Mequer e Doutora Bem-Haja ao IPO de Coimbra e testemunhou a importância terapêutica que uma boa gargalhada pode representar para quem está a atravessar momentos de saúde mais delicados. Em véspera do Dia de Carnaval (amanhã) e do Dia dos Namorados (quarta-feira), falou-se de amor e de humor. Para as primas, que são, afinal Estrela e Beatriz, foi mais uma manhã especial, de magia, em que os sorrisos dos doentes são o mais importante.
Ao Diário de Coimbra, Isabel Rosado, presidente da Associação Palhaços d'Opital, falou destes 11 anos de projeto. Em números representam mais de mil visitas a hospitais, mais de 5 mil horas em ambiente hospitalar e mais de 800 mil pessoas alcançadas.
Hoje, mostramos-lhe um pouco do que são as visitas dos Palhaços d'Opital ao IPO de Coimbra e amanhã pode ler a reportagem na edição imprensa do Diário, com testemunhos também de quem mais beneficia desta alegria, os doentes.