A iniciativa Tômbola de Natal de 2023, promovida pela Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira em parceria com o Município da Mealhada, gerou, no mínimo, 850 mil euros em compras no comércio local. Outro facto realçado pela organização é o do exponencial aumento na utilização da tômbola digital, que se realizou pelo segundo ano consecutivo.
No concelho aderiram à iniciativa 163 estabelecimentos, que distribuíram um total de 55 mil senhas distribuídas (uma por cada 15 euros em compras, num máximo de seis senhas), no período de 7 de dezembro a 14 de janeiro. Cada senha, que possuía um código único de participação, poderia ser depositada, manualmente, na tômbola instaalda no átrio dos Paços do Município ou, após registo, na digital em https://tombola.cm-mealhada.pt/.
Foi precisamente nesta versão digital que o crescimento se fez sentir mais, com 105 novos utilizadores, que se juntaram aos 34 já registados em 2022. «Demonstra o impacto positivo dos meios digitais em todo o processo, o que facilita a sua utilização em outras ocasiões, como as que aconteceram no período da Páscoa e da Feira de Artesanato e Gastronomia. Vamos fazer atualizações, que nos fomos apercebendo, nomeadamente, colocar QR Code nas senhas», explicou Sofia Martins, da direção da ACIBA, enaltecendo «a economia circular» que a iniciativa gera, uma vez que «o valor dos prémios fica também no comércio tradicional, podendo ser usufruído somente nas lojas aderentes».