Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Feira dos Pinhões anima Ansião este fim de semana


Domingo, 28 de Janeiro de 2024

Todos os caminhos vão dar hoje à vila de Ansião, em pleno coração de Terras de Sicó. Depois do "banho de multidão" de ontem, que invadiu o espaço físico da centenária Feira dos Pinhões, o cenário para o dia de hoje não se altera em Ansião, com a promessa de mil e uma ofertas dos melhores produtos da região, em que o pinhão continua a ser o rei da festa.
À semelhança de ontem, a Praça do Município volta a ser o ponto de encontro de milhares de pessoas, até porque o certame é rico na diversidade, com cerca de 80 expositores que exibem o melhor do artesanato, mas também a gastronomia e o vigor associativo. O cartaz não se fica atrás, com o programa “Somos Portugal”, da TVI, a anunciar “casa cheia”, além de elevar o concelho no país e além-fronteiras.
António José Domingues, presidente da Câmara de Ansião, referiu ontem, na abertura do certame, que a Feira dos Pinhões é de «elevada importância na afirmação do território e na valorização e promoção dos nossos produtos». «A tradição já não é o que era, mas é aquilo que nós conseguirmos fazer e promover. Ainda hoje, o gesto que podemos repetir na oferta de uma enfiada de pinhões, que tem o simbolismo do passado, na sua cor dourada que, não sendo ouro, mas tem quase o seu preço, parece ouro. E é tão valioso quanto o ouro, como são os gestos de amizade e fraternidade para com os outros», referiu o autarca.
«A marca da centenária Feira dos Pinhões é mais do que um evento. É o testemunho vivo da cultura, da tradição e costumes de um povo solidário, altruísta, hospitaleiro e de fé. É neste caminho de esperança que continuamos, depois do foral de D. Pedro II, a 25 de janeiro de 1697 – 327 anos depois – a perpetuar aqueles que nos antecederam, dando a conhecer às novas gerações os nossos valores e as nossas riquezas, que interligam entre muitas enfiadas de pinhões e escrevem a nossa identidade coletiva», disse o edil de Ansião.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu