Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Carnaval na Mealhada aposta em 11 dias de festa


Quarta, 10 de Janeiro de 2024

A edição de 2024 do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, na Mealhada, está a ganhar forma com as iniciativas a começarem a 3 de fevereiro e só terminarem na terça-feira, dia 13. A entidade organizadora, Associação do Carnaval da Bairrada, ainda não fechou os nomes dos reis da festividade, mas de tudo está a fazer para manter a tradição em trazer um rei ou rainha de nacionalidade brasileira. Os corsos, dado o sucesso da última edição, irão desde o início da Rua Dr. José Cerveira Lebre até ao final da Avenida 25 de Abril.
Para os desfiles diurnos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, 11 e 13 de fevereiro, e o noturno de segunda-feira, dia 12, tudo aponta que o legado, apesar de ainda não estar “fechado”, se mantenha com um rei ou rainha brasileiros. «Estamos a fazer o possível para manter a tradição, mas, a nível financeiro, cada vez se torna mais difícil até porque o orçamento é limitado», começou por declarar, ao nosso jornal, Alexandre Oliveira, presidente da direção da ACB, garantindo que o novo modelo dos corsos se vai manter, terminando na Avenida 25 de Abril. «Cria um espetáculo incrível e permite que as escolas de samba se estendam. A meio e no fim do percurso, nesta avenida, consegue-se ter uma noção do espetáculo, tanto para quem o vê como para quem desfila. A logística acaba por correr muito bem», referiu o dirigente.
No domingo e terça-feira, a partir das 15h00, dar-se-ão os corsos com as quatro escolas de samba do concelho da Mealhada a desfile – Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz e Sócios da Mangueira – compassados por grupos apeados, perfazendo um total de cerca de nove centenas de desfilantes. Haverá bancadas junto ao Tribunal da Mealhada e na Avenida 25 de Abril e o custo de entrada no recinto é de sete euros.
O desfile repete-se na noite de segunda-feira, dia 12, a partir das 21h30, com início junto ao posto dos CTT da cidade e término a meio da Avenida 25 de Abril. O custo de cada entrada é de seis euros.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu